Black Friday tem 'guerra de palavras' no Google entre lojas online

Enquanto consumidores se acotovelavam para conseguir produtos com desconto na Black Friday desta sexta-feira (24), uma outra disputa silenciosa acontecia na internet. Lutando para aparecer nas primeiras posições das buscas do Google, lojas do comércio eletrônico brigam nos bastidores para conseguir associar seus sites às palavras mais procuradas na internet.
Para acompanhar a dinâmica das buscas dos consumidores, o Google e as varejistas virtuais montaram uma "sala de guerra" durante a Black Friday. O G1 visitou esta sala e mostra os bastidores da operação (veja o vídeo acima).
“A gente monta uma operação de guerra”, diz José Melchert, gerente de varejo do Google Brasil. “A Black Friday é o pico de buscas no Brasil. É o momento que a gente tem o maior número de consumidores dentro das nossas plataformas, buscando produtos e promoções.”
Segundo ele, a procura por produtos na plataforma sobe até 80%. Uma pesquisa realizada recentemente pela companhia apontou que 87% dos consumidores pretendiam comprar algum produto durante a Black Friday.
Na internet, um dos grandes apelos das varejistas é colocar sua loja virtual entre os primeiros resultados da busca que o consumidor faz. A venda do "primeiro lugar na fila" funciona em uma espécie de leilão organizado pelo Google.
  • o Google levanta quais termos relacionados a produtos são os mais buscados pelas pessoas;
  • essas informações são repassadas às empresas de comércio eletrônico;
  • se quiserem ampliar a visibilidade nos resultados exibidos para uma pesquisa por aquele termo, essas lojas têm que participar de um leilão virtual;
  • aquela que der o mais lance é mostrada com mais destaque.
“É aí que eles começam uma batalha para ver quem vai dominar aquele termo”, diz Melchert. A ferramenta de compra de palavras não mostra quais são os concorrentes. Exibe apenas o custo do lance, que sobe conforme a quantidade de interessados, como um pregão na bolsa de valores. Durante a Black Friday, o custo por clique chega a custar até o dobro.
“Se ele coloca um valor e não está aparecendo, tem que aumentar a aposta. É como se estivesse em um jogo. Para entrar naquela rodada de pôquer, você tem que entrar com um cacique alto.”
Conseguir ser mostrado nos primeiros resultados da busca depende também de um “índice de qualidade” calculado pelo algoritmo do Google. Nessa conta, entram aspectos técnicos, como a organização do site, por exemplo.


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